-
Arquitetos: Terra Arquitetura
- Área: 118 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Lela Leme
-
Fabricantes: DMX2, Deca, Desaya revestimentos, GRAPHISOFT, Jacqsa Vidros, La Lampe, Protecnica, Rocha Marcenaria, Yamamura, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um condomínio fechado em São Roque, interior de São Paulo, foi projetado neste terreno uma edícula para uma família de 6 pessoas que estava aumentando, com o nascimento de dois novos membros. A casa principal, construída em meados de 1980, ocupava uma grande parcela da implantação, e os clientes tinham o desejo de construir ao lado da residência, um segundo espaço para comportar a família e amigos, nesta localização privilegiada, no meio de uma vegetação densa e com vista para um vale.
A premissa desse projeto era construir uma casa térrea, com três suítes, uma sala de tv e um espaço externo para atividades esportivas. Um dos maiores desafios era comunicar a nova edificação com a antiga, trazendo a mesma linguagem rústica e aconchegante, com uma arquitetura e materiais atuais. Dessa forma, foi projetada uma residência na qual todos os ambientes tivessem vista para o jardim e o vale. Exceto pelos banheiros, que estavam na fachada oposta, pela privacidade. Um dos principais pontos do partido arquitetônico é a estrutura em madeira, em evidência, como um esqueleto aparente do projeto. A marcação das vigas no forro foi proposital para se criar um movimento na cobertura, presente na área interna e externa. Além disso, a busca por uma inserção de materiais naturais, como a cerâmica, pedra e madeira.
O piso em todo o interior do projeto é um tijolo cerâmico que, quando instalado, apresenta uma variação em sua tonalidade e uma aparência orgânica. O piso mais frio em concreto na área externa contrasta com o tijolo e a madeira Tauarí, utilizada na estrutura e marcenaria. Por ser um espaço com uma arquitetura mais limpa, sem uma grande quantidade de elementos, foi muito importante executar uma marcenaria que agregasse ao produto final, com detalhes que fogem do comum, como as ripas, puxadores em aço cortén e cavas desenhadas. Este mesmo cortén se conecta com grande parte dos metais presentes nas áreas molhadas do projeto, com o intuito de trazer uma aparência mais rúsitca, junto às bancadas em Granito Branco Itaúnas. Por fim, um paisagismo de ponta a ponta em toda a fachada traseira da edícula traz, além de privacidade, uma coloração verde natural e natureza para dentro dos ambientes, envolvidos pela vegetação.